Postagens populares

28 maio, 2015

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO DOS PNEUS

Se o volante do seu carro apresenta trepidação fora do normal quando atinge os 60 km/h, puxa para um lado e os pneus cantam em baixa velocidade, é sinal de que o seu possante precisa visitar uma oficina para passar por um alinhamento e balanceamento. Além de deixar o veículo estável, garantindo a segurança, os dois serviços são fundamentais para prolongar a vida útil dos pneus, evitar o desgaste excessivo de peças e gerar economia de combustível.
O alinhamento de rodas tem o objetivo de deixar o volante centralizado, evitando que ele venha a puxar mais para um dos lados. Outra finalidade é fazer com que as rodas fiquem paralelas entre si, permitindo que a banda de rodagem dos pneus toque a pista de maneira igual quando o veículo estiver em movimento. Hoje, com equipamentos modernos, as lojas já realizam o serviço com a ajuda do sistema 3D, que faz o reconhecimento das rodas através da leitura computadorizada.
“É recomendável levar o carro para alinhar e balancear a cada 10 mil quilômetros. Mas, como nossas ruas e avenidas são bastante esburacadas, sempre que passar por um buraco mais profundo e que provoque uma pancada mais forte, deve procurar um mecânico para saber se houve dano”, 
Já o balanceamento é realizado para equilibrar a má distribuição de massas entre o pneu e a roda. “Um carro com as rodas desbalanceadas vai apresentar trepidação e vibração do volante. Isso ocorre porque os pneus literalmente saltam na pista e acarretam um desgaste irregular não só dos pneus, como de componentes da suspensão". Para compensar esse desequilíbrio são colocadas pequenas placas de chumbo na borda da roda que apresenta a desigualdade de peso. Essa medida faz com que as rodas voltem a ter a mesma distribuição de massas. Os serviços duram em média 40 minutos.
Especialistas recomendam que, sempre que realizar alinhamento e balanceamento, o motorista deve fazer o rodízio de pneus, que consiste em colocar o jogo de trás para rodar na frente e vice-versa. Isso deve ser feito porque os pneus que ficam na na frente se desgastam mais rápido. Com o rodízio, todos terão um desgaste por igual. JORNAL DO COMERCIO