Postagens populares

27 setembro, 2011

O que são as listras coloridas na banda de rodagem dos pneus

"os riscos paralelos ao do centro da banda de rodagem,
 e que podem ser de várias cores, tem a função de identificar
 as medidas dos pneus,
 evitando desta forma a mistura de pneus de medidas diferente
 tanto no armazém, como também durante o carregamento de revenda, ou exportação. 
 A lista também é uma técnica usada para diferenciar as medidas do pneu 
antes de colocar no molde para o pneu  tomar forma. 
Por exemplo, antes de colocar um pneu no molde é difícil
 diferenciar o pneu 175/70R13 do pneu 165/70R13,
 então é pintado listas de diferente cores na banda para diferenciar os pneus. 
 Cada empresa usa uma técnica e listras diferentes,
mas as finalidades são as mesmas.











33 comentários:

  1. Desculpe. Apesar de respeitar o seu comentário a respeito das listas, não concordo com o que diz. Minha experiência com pneus listados só evidenciaram que elas realmente indicam que o pneu tem algum tipo de problema. Tive problemas com dois jogos de Anakee 2 da Michelin e estou enfrentando os mesmos problemas com Bridgestone Battlax. Todos eles tinham listas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com tantos problemas com marcas diferenciadas talvez o problema seja sua maneira de conduzir ou as vias.

      Excluir
    2. Com tantos problemas com marcas diferenciadas talvez o problema seja sua maneira de conduzir ou as vias.

      Excluir
    3. Nesse caso o problema é com o motorista ou carro,mas não com os pneus

      Excluir
  2. Desculpe. Apesar de respeitar o seu comentário a respeito das listas, não concordo com o que diz. Minha experiência com pneus listados só evidenciaram que elas realmente indicam que o pneu tem algum tipo de problema. Tive problemas com dois jogos de Anakee 2 da Michelin e estou enfrentando os mesmos problemas com Bridgestone Battlax. Todos eles tinham listas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávio. Qual problema vc teve com estes pneus. Estas listras são usadas praticamente por todas as marcas grandes de pneus pelo mundo para separar medidas nos depósitos. Não estão relacionadas com qualidade. Inclusive quando aparece na fabricação algum defeito , normalmente este pneu é descartado e inutilizado. Você deveria procurar o revendedor e pedir uma análise por um técnico da marca para ver se realmente é defeito de fabricação. Neste caso eles fariam a troca por garantia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Flávio. Qual problema vc teve com estes pneus. Estas listras são usadas praticamente por todas as marcas grandes de pneus pelo mundo para separar medidas nos depósitos. Não estão relacionadas com qualidade. Inclusive quando aparece na fabricação algum defeito , normalmente este pneu é descartado e inutilizado. Você deveria procurar o revendedor e pedir uma análise por um técnico da marca para ver se realmente é defeito de fabricação. Neste caso eles fariam a troca por garantia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Flávio. Qual problema vc teve com estes pneus. Estas listras são usadas praticamente por todas as marcas grandes de pneus pelo mundo para separar medidas nos depósitos. Não estão relacionadas com qualidade. Inclusive quando aparece na fabricação algum defeito , normalmente este pneu é descartado e inutilizado. Você deveria procurar o revendedor e pedir uma análise por um técnico da marca para ver se realmente é defeito de fabricação. Neste caso eles fariam a troca por garantia.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que sei as listras coloridas não significa que o pneu tenha problemas. Porém não atende alguma especificação técnica e as listras coloridas é exigência do IMENSO para que no momento da venda o revendedor informe ao comprador que especificacão o pneu não atente, ou seja, no Brasil o pneu tem que ter em cada medida uma determinada capacidade de peso, velocidade, durabilidade, garantia e temperatura. Porém nem todos atendem todas as especificações por isso as listras cada uma significa uma especificação não atendida. Mas volto a dizer não significa que o pneu não presta. Ex você compra um pneu para velocidade de 120 km/h e anda a 130 km/h o pneu não vai cumprir com a garantia etc. Isso vale também para peso, temperatura etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cícero. A informação oficial dos fabricantes é que as listras são somente para separação e identificação dos estoques.

      Excluir
    2. Boa tarde Cícero. A informação oficial dos fabricantes é que as listras são somente para separação e identificação dos estoques.

      Excluir
    3. BOA TARDE CICERO PELO POUCO DE CONHECIMENTO QUE TENHO,O INDICADOR OU ESPECIFICAÇÃO DE VELOCIDADE E CAPACIDADE DE PESO QUE O PNEU ATENDE MOSTRA NO MESMO NA LATERAL NA NUMERAÇÃO E LETRA APÓS A MEDIDA DO PNEU.EX: 205/50R17 89W (89= 580 KG E W =270 KM).

      Excluir
  7. Justamente, separação e identificação.

    ResponderExcluir
  8. Trabalho na Pirelli a 11 anos é simplesmente para isso, o pneus com defeitos são eliminados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque um mesmo pneu, da mesma marca com as mesmas medidas podem possuir listras de cores diferentes?

      Por exemplo, recentemente comprei 4 pneus Goodyear onde uns tinham listras brancas, amarelas e vermelhas, e outros tinham apenas listras brancas e vermelhas... O que explica isso?

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Não duvido de nada do jeito que o Brasileiro ja é roubado em todos os sentidos não me admiraria isso ser um truque dos fabricantes aja vista que so encontramos esses pneus com estas litras nos supermercado!!!!

    ResponderExcluir
  11. Não duvido de nada do jeito que o Brasileiro ja é roubado em todos os sentidos não me admiraria isso ser um truque dos fabricantes aja vista que so encontramos esses pneus com estas litras nos supermercado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Rejanio. Trabalho com atacado de pneus. Tanto os nacionais ditos top de linha, comobos mais populares importados da China. Chegam para gente com as cores listras.São somente para separação e visualização do estoque no depósito.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  12. Eu sempre usei pneus listrados não listrados e nunca tive problemas, e eu ando rápido,quando viajo sempre na casa dos 150 a 160. Tenho um astra e quando compro pneus uso 205/55 aro 16 91w esse 91w e referente a velocidade suportada de até 270. Então eu acredito que essa história de listra não têm nada haver com defeito. Agora cada uma acha o quê quiser.

    ResponderExcluir
  13. Realmente as letras significa q alguma coisa não está dentro do padrão da fábrica e por isso tem as listra, se fosse pra diferençias as médidas todos teriam as listra, eu já cheguei a trocar os 4 pneu do carro e 3 virem sem listras e um com listra

    ResponderExcluir
  14. Nada a ver. Trabalho numa multinacional e vendemos pneus. Vocês acham que empresas conceituadas, com nome e prestígio a zelar, fabricariam todos os pneus defeituosos, colocariam a venda e ainda dariam 5 anos de garantia desse pneu defeituoso? E a empresa que trabalho, que existe em vários países,tem nome a zelar, iria correr o risco de vender coisas defeituosas para ter que perder dinheiro com possiveis processos e indenizaçoes? Todos os pneus novos de fábrica virão com essas listras coloridas. Pneus remodes, recuperados, recauchutados, esses sim jamais virão com essas listras, porque é um processo de produção das grandes indústrias. Resumindo, as tais listras servem apenas para identifica-los. Nada tem a ver com esse mito e boato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra concluir. As siglas onde tem o numero e letra, é para mostrar o quanto o pneu suporta de peso e velocidade. Exemplo 205/55/16 91W. 91 é referente a carga que cada pneu suporta, nesse caso 615 kg cada pneu, e W é referente a velocidade suportada pelo pneu, que nesse caso é 270 km por hora. E o pneu tem data de fabricação mostrada por quantidades de semana do ano que foi fabricado. Exemplo 3717. Foi fabricado na trigésima sétima semana de 2017...a validade é de 5 anos

      Excluir
    2. Obrigado pelos esclarecimentos Fábio

      Excluir
  15. Mas dizer q são pneus com defeito.
    Como que uma empresa ia colocar pneus com defeito no mercado, e ainda por cima os identificar dos outros sem defeito ? Pura lenda.
    Não vá na onda d quem falar isso pra vc não viu.
    É mais uma lenda urbana.

    ResponderExcluir
  16. Esses mesmos que afirmam que as listras são para identificar defeito,são os mesmos que acreditam em lendas urbanas e que a terra é plana,isso explica tudo!

    ResponderExcluir